Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez do INSS são liberadas automaticamente; veja como pedir Uma ótima notícia para quem aguarda a liberação de benefícios por incapacidade! O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) lançou um sistema automático que agiliza a liberação de auxílio-doença e aposentadoria por...

31 de outubro de 2024
FDR

Uma ótima notícia para quem aguarda a liberação de benefícios por incapacidade! O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) lançou um sistema automático que agiliza a liberação de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, quando a decisão judicial já foi tomada.

Graças a uma parceria entre o INSS e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a liberação desses benefícios agora é mais rápida e eficiente. A ferramenta INSSJUD permite que, assim que um juiz emite uma decisão favorável, o sistema do INSS seja automaticamente atualizado, iniciando o processo de pagamento.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria, confira.

Quais os benefícios dessa nova ferramenta?

A liberação de benefícios, que antes levava dias ou até semanas, agora pode ser feita em poucos minutos;

O processo é totalmente digital, eliminando a necessidade de documentos físicos e agilizando a comunicação entre o Judiciário e o INSS;

A agilidade na liberação dos benefícios garante que os segurados recebam o valor a que têm direito mais rapidamente, sem atrasos ou burocracias.

Requisitos para benefício automático

Para que o sistema funcione corretamente, a decisão judicial precisa conter informações específicas, como:

- Nome completo do beneficiário;

- Tipo de benefício (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez);

- Data de início do benefício;

- Duração do benefício (no caso do auxílio-doença);

- Valor da renda mensal inicial.

Quais tribunais já aderiram ao sistema?

Até o momento, os Tribunais Regionais Federais (TRFs) dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sul e Minas Gerais já aderiram ao sistema. Outros tribunais estão em processo de adaptação para utilizar a nova ferramenta.

Como solicitar a aposentadoria especial?

Para solicitar a aposentadoria, você deve reunir os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.

Com isso, você pode entrar em contato com o INSS através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a sua solicitação de aposentadoria.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados