ANÁLISE - É hora de “fechar o balanço” É chegado o início do ano e, para algumas empresas, o começo da execução de um planejamento feito ao final do ano anterior. Analisar os erros e acertos e buscar o melhor do seu negócio, sobretudo depois de um 2020 marcante e desafiador em todos os sentidos...

26 de janeiro de 2021
Contabeis

É chegado o início do ano e, para algumas empresas, o começo da execução de um planejamento feito ao final do ano anterior. Analisar os erros e acertos e buscar o melhor do seu negócio, sobretudo depois de um 2020 marcante e desafiador em todos os sentidos para as pessoas de todo o mundo.

Agora é hora de “fechar o balanço”, não somente o balanço de estoques (atitude muito comum das empresas comerciais), mas sim o exercício social, que é o período no qual as empresas, para atender a legislação fiscal, devem elaborar as demonstrações financeiras, também chamadas de demonstrações contábeis - além disso, mais uma série de declarações devem ser apresentadas nesse período, como RAIS e DIRF -. É imprescindível que, para cumprir tais obrigações, haja um alinhamento completo com a contabilidade através da figura do contador, profissional responsável por auxiliar os empresários nessa demanda.

Mas afinal, o que é e para que servem tais demonstrações?

Demonstrações contábeis são os documentos que toda empresa elabora, ao fim do exercício social, para disponibilizar aos seus usuários (sócios, acionistas), com o objetivo de representar o fluxo contábil e financeiro e também comparar a situação financeira com diferentes períodos.

Balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstração de fluxo de caixa, demonstração de valor abrangente. Cada uma delas com uma informação diferente, mas que se completam ao final. Dentre todas elas, as mais comuns e mais utilizadas são as duas primeiras:

Muito embora tais demonstrações sejam de fundamental importância para a tomada de decisão, ambas são negligenciadas por alguns empresários. Seja por desorganização administrativa ou por total desconhecimento do empresário. Mas cabe a nós, contadores, estarmos juntos do empresariado, instruindo e dando o encaminhamento correto para que as empresas se tornem prósperas e duradouras. Afinal, esse é o papel da Ciência Contábil.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados