PIX E OPEN BANKING - Pix: BC barra limite de operações e lança integração com lista de contatos O Banco Central anunciou nesta quinta-feira, 18, algumas das novas funções prometidas para o Pix neste ano de 2021. A primeira delas é a possibilidade de integração da lista de contatos do usuário com o sistema. Assim, quando utilizar o...

23 de março de 2021
Exame

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira, 18, algumas das novas funções prometidas para o Pix neste ano de 2021. A primeira delas é a possibilidade de integração da lista de contatos do usuário com o sistema. Assim, quando utilizar o Pix, os consumidores poderão selecionar o destinatário entre os seus contatos telefônicos.

A novidade foi divulgada em comunicado que afirma que a diretoria colegiada do Banco Central alterou o regulamento do Pix para permitir o desenvolvimento da funcionalidade. No entanto, isso ficará a cargo das instituições participantes do sistema. "A mudança visa facilitar a identificação de quem cadastrou seu número de celular como chave Pix, simplificando ainda mais a experiência do pagamento com a funcionalidade", diz o documento do BC.

O BC também anunciou a proibição da imposição de limites para o número de operações realizadas pelos usuários, por parte das instituições financeiras: "Foi estabelecido, no regulamento, que as instituições participantes ficam vedadas de fixar limites para o número de transações Pix, seja de envio ou de recebimento. Essa vedação é necessária para garantir condições competitivas equânimes entre diferentes instrumentos de pagamento".

Outra novidade diz respeito ao nome utilizado no sistema. A partir de agora, os usuários poderão, em caso de mudança no nome, solicitar alteração das informações sem a necessidade de excluir e registrar novamente a chave. Isso facilitará, por exemplo, o ajuste quando uma pessoa alterar o nome em decorrência de casamento, ou uma empresa alterar o nome fantasia do estabelecimento.

O BC também anunciou que, a partir de agora, também fica permitido que usuários finais pessoa física podem solicitar o vínculo de seu nome social à chave Pix.

Até o momento, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central tem mostrado ótima aceitação pelos consumidores brasileiros. Até o final de fevereiro, já eram mais de 180 milhões de chaves cadastradas e quase 70 milhões de usuários no Pix.

Desde o início do ano, o Pix já supera TEDs e DOCs em número de operações, e tem desmontrado crescimento constante. Se em janeiro foram realizadas 200 milhões de transações pelo novo sistema, em fevereiro o número chegou a mais de mais de 275 milhões. O valor mensal movimentado no Pix passou de 160 bilhões em janeiro para 170 bilhões em fevereiro.

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados