ECONOMIA - Segmento de e-commerce pode crescer 56% no Brasil até 2024 Se um investidor decidisse aplicar parte do seu capital em algum setor brasileiro, o segmento de comércio eletrônico seria uma ótima sugestão. Isso porque um novo levantamento da Worldpay from FIS, empresa americana com foco em produtos e serviços...

01 de abril de 2021
Olhar Digital

Se um investidor decidisse aplicar parte do seu capital em algum setor brasileiro, o segmento de comércio eletrônico seria uma ótima sugestão. Isso porque um novo levantamento da Worldpay from FIS, empresa americana com foco em produtos e serviços financeiros, estimou que o e-commerce no Brasil deve crescer aproximadamente 56% até 2024.

 

Intitulado de “The Global Payments Report 2021”, o estudo considerou a participação do e-commerce no ano passado em 41 países. A nível global, o comércio eletrônico disparou em 2020 e apresentou crescimento de 19% — o maior avanço dos últimos cinco anos.

Ao considerar apenas o recorte do Brasil, o tamanho do comércio eletrônico quase duplicou durante a pandemia de coronavírus: o salto, de abril de 2019 até o mesmo período de 2020, foi de 98%. Os volumes das transações de e-commerce apresentaram alta de 22,2%, muito em função das compras via smartphones.

Mas se os números já são bons, devem ficar ainda melhores nos próximos anos. De acordo com a estimativa feita pela Worldpay from FIS, as vendas de e-commerce no país devem alcançar US$ 56 bilhões (R$ 314,8 bilhões, em conversão direta) em 2024, ante aos US$ 36 bilhões (R$ 202,2 bilhões, em conversão direta) alcançados em 2020.

 
Gráfico com a estimativa de crescimento do comércio eletrônico brasileiro
Estimativa de crescimento do comércio eletrônico brasileiro projetada pela Worldpay from FIS. Foto: Worldpay from FIS/Divulgação

No papel, isso significa um aumento do comércio eletrônico de 55,5% até 2024. Ou seja, o Brasil deve observar um crescimento médio anual do setor de 13,8% nos próximos quatro anos.

Estamos entrando rapidamente na próxima fase do comércio digital, que visa possibilitar novas camadas de valor e conveniência para os consumidores on-line ou nas lojas”, afirmou Juan D’Antiochia, gerente Geral da Worldpay from FIS para a América Latina.

Cartão de crédito segue na liderança

Ainda de acordo com o levantamento, os cartões de crédito foram dominantes nas vendas de e-commerce e foram responsáveis por 43% das transações. O meio de pagamento foi seguido pela carteira digital/móvel (17%), cartão de débito (13%), pós-pago (12%), transferência bancária (8%) e débito direto (2%).

 

Outros meios como pagamento na entrega, cartão de compras e cartão de débito diferido, cartão pré-pago e pagamento antecipado contabilizaram apenas 1% cada.

Já tratando-se das compras nos pontos de venda físicos, o dinheiro (35%) foi o método mais utilizado. No entanto, quando somadas as transações envolvendo cartão de crédito, cartão de débito e carteira digital/móvel, os números chegam a 62%.

O dado reforça a necessidade de os comerciantes de lojas físicas ou eletrônicas darem mais atenção aos métodos de pagamento digitais, visto que o dinheiro pode cair em desuso nos próximos anos. “Comerciantes que não investem na habilitação de novos modos de pagamentos digitais correm o risco de ficar para trás”, completou o executivo.

 
Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados