INFORMAÇÃO - Regras e duração do programa de Redução de jornada e salário Para evitar demissões durante a pandemia, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda poderá ser reestabelecido por mais 180 dias. É o que propõe um projeto de lei (PL) do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Pela proposta, as empresas,...

12 de abril de 2021
Jornal Contábil

Para evitar demissões durante a pandemia, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda poderá ser reestabelecido por mais 180 dias. É o que propõe um projeto de lei (PL) do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Pela proposta, as empresas, em vez de demitirem, podem fazer acordos com os empregados para reduzir salário, jornada ou suspender o contrato de trabalho, repetindo as medidas da (MP) 936 e que perderam a validade em 31 de dezembro de 2020.

Para que seja possível evitar demissões em massa durante o período de pandemia, o Governo Federal volta a trabalhar na reedição do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. A medida que resultou na preservação de pelo menos 10 milhões de empregados conforme informado pelo ministério da Economia. Esse ano tem como expectativa de preservar ao menos 4 milhões de empregos.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) pede através de um projeto de lei que a medida seja reestabelecida por 180 dias repetindo as medidas da (MP) 936 e ainda observa que o processo de retomada da normalidade será demorado e o isolamento social ainda é extremamente necessário para evitar o contágio da Covid-19, o que continuará afetando as empresas por algum tempo.

“Nesse sentido, apresentamos o presente projeto de lei que visa restabelecer os termos da (MP) 936/2020, visando socorrer empresas, especialmente as pequenas e médias, na solução de um dos seus maiores problemas, a quitação da folha de pagamento. Deste modo, atuamos nos dois lados do problema, na manutenção do emprego formal e na sobrevivência das empresas”, argumentou o senador.

Duração do Programa de redução de jornada e salário

Para o Governo Federal, a expectativa é que a medida possa valer por quatro meses, tendo validade entre os meses de abril a agosto, podendo assim preservar ao menos 4 milhões de empregos e tendo um custo operacional de R$ 10 bilhões. No entanto, o projeto de lei do senador Rogério Carvalho pede a liberação da medida por 180 dias, o que ainda aguarda tramitação no Senado.

A medida ainda não foi liberada, pois a proposta de flexibilização do Orçamento, enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Senado para que seja possível liberar a reedição da Medida Provisória (MP) 936 que criou em 2020 o programa de manutenção do emprego e renda mais conhecido como (BEm) foi adiada para votação somente na próxima semana.

Como funciona o programa?

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, mais conhecido como BEm prevê que empregadores e empregados firmem acordos de redução de jornada e salários ou de suspensão de contrato para evitar demissões e já vinha sendo demandado por alguns setores.

Os acordos entre empregados e empregadores ocorre de forma proporcional e pode ser de 25%, 50% ou ainda 70%, veja à seguir como funciona:

 

Redução de Jornada e Salário em 25%

Caso o trabalhador e a empresa acordarem na redução de jornada e salário em 25% – A empresa paga 75% do salário e o governo os outros 25%.

Redução de Jornada e Salário em 50%

Se o trabalhador e a empresa acordarem na redução da jornada e salário em 50% – A empresa paga 50% do salário e o governo os outros 50%

Redução de Jornada e Salário em 70%

Se o trabalhador e a empresa acordarem na redução de jornada e salário em 70% – A empresa paga 30% do salário e o governo os outros 70%

Suspensão temporária do contrato de trabalho

Quando o empregado e empregador aceitam o acordo de suspensão temporária de contrato de trabalho, o pagamento dos salários ao trabalhador irá variar de acordo com o faturamento da empresa.

 
Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados