PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Ferramentas para delivery ajudam restaurantes a vencer a crise As medidas restritivas, como o lockdown, voltaram a ser adotados para diminuir a circulação do novo coronavírus. O setor de food service (restaurantes, lanchonetes, bares e similares), estão utilizando as...

14 de abril de 2021
Mundo do Marketing

As medidas restritivas, como o lockdown, voltaram a ser adotados para diminuir a circulação do novo coronavírus. O setor de food service (restaurantes, lanchonetes, bares e similares), estão utilizando as soluções em tecnologia da informação como aliadas para a manutenção das atividades nestes tempos difíceis. São ferramentas voltadas, sobretudo, à gestão do empreendimento, portanto, imprescindíveis para a obtenção de resultados que garantam a sobrevivência do negócio. O Marketing é essencial para fazer a empresa crescer em meio à pandemia. 

As inovações impactam na qualidade do serviço prestado ao cliente, promovendo um círculo virtuoso: consumidor satisfeito gera novas vendas, que proporcionam receita necessária para viabilizar a sustentabilidade financeira. Especializada em soluções em gestão para food service, a ACOM Sistemas constatou que o setor tem utilizado os períodos em que os estabelecimentos precisam suspender o atendimento presencial para se focar em gargalos internos. A fase de baixa nas atividades traz muita incerteza e insegurança, mas, ao mesmo tempo, é o momento para se dedicar a enfrentar problemas internos.  

Solução em gestão  

As soluções disponíveis suprem necessidades imediatas também – como a prestação de serviços por delivery. Uma ferramenta da ACOM Sistemas, a “Engenharia de Cardápio” (que faz parte do ERP EVEREST), permite a partir do controle preciso do que cada prato, lanche ou combo demanda de ingredientes e alimentos, adequar o menu feito para as especificidades da refeição montada para a entrega. Adequação que evita desperdícios e garante um uso mais racional dos insumos. 

Como os custos caem, melhoram os resultados financeiros. Dessa forma, os estabelecimentos passam a ter lucratividade com o delivery. E, neste período em que é preciso estar com as portas fechadas, o delivery se torna a única fonte de receita para restaurantes, lanchonetes e bares.  

Dentro do ERP também é possível investir em CMV (custo da mercadoria vendida), que proporciona ao gestor do restaurante, bar ou lanchonete padronizar a quantidade precisa de ingredientes por prato, porção ou lanche – o sistema faz esse cálculo. Além de se evitar perda de comida, diminuem-se custos e desperdício, rentabiliza-se melhor cada prato ou porção. 

O CMV já vem sendo adotado há alguns meses, por exemplo, pela rede paulista Batata Dipz, que tem lojas na capital e em São José do Rio Preto. Com a redução de custos foi possível diminuir o preço de lanches ao consumidor.  

Tecnologias da informação para processos de gestão também estão sendo incorporadas por restaurantes tradicionais – que conservam as características originais sem renunciar à inovação. É o caso do Jardim de Napoli, com 72 anos de existência, em São Paulo e o MoMa – Modern Mamma Osteria. O MoMa precisou lançar mão do delivery na pandemia e o uso de tecnologias de gestão de food service proporcionou administração mais eficiente dos recursos, tornando viável a modalidade de entrega, por exemplo. 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados