NOTÍCIAS - ICMS de combustíveis está congelado até o fim de janeiro de 2022 No dia 25 de outubro, a Petrobras divulgou que os valores da gasolina e do diesel seriam reajustados em 7,04% e 9,15%, respectivamente. Um dos “vilões” deste e de outros aumentos é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, cuja...

05 de novembro de 2021
Portal Dedução

No dia 25 de outubro, a Petrobras divulgou que os valores da gasolina e do diesel seriam reajustados em 7,04% e 9,15%, respectivamente. Um dos “vilões” deste e de outros aumentos é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, cuja alíquota é fixada sobre o valor do combustível, e independentemente dessa faixa de cobrança não sofrer variação, considerando que cada Estado tem o seu próprio valor, quando um produto aumenta, lógico que aumenta também o percentual sobre a quantia paga.

Só que, agora, os Estados aprovaram, por unanimidade, o congelamento do valor deste tributo por 90 dias para atenuar a alta do valor ao consumidor final, nos postos.

A novidade foi comunicada, no dia 29 de outubro, pelo Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz, responsável por simetrizar as regras do ICMS, tributo cobrado pelos Estados, e conta com a presidência do Ministério da Economia.

A ideia é que os valores do ICMS sobre os combustíveis não sofram mais nenhuma variação, independentemente dos preços praticados pela Petrobras, entre o período de 1º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022.

Na regra antes da deliberação do Confaz, a atualização de preço médio estava sendo feita quinzenalmente, alimentando a alta dos combustíveis.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados