CONTA DE LUZ - Programa de desconto para quem economizar energia já está valendo; veja como conseguir Já está valendo o programa de desconto para quem conseguir reduzir o consumo de energia elétrica entre setembro e dezembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020. A iniciativa do governo federal promete alívio na conta de luz, que...

29 de novembro de 2021
Contábeis

Já está valendo o programa de desconto para quem conseguir reduzir o consumo de energia elétrica entre setembro e dezembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020.

A iniciativa do governo federal promete alívio na conta de luz, que ficou ainda mais cara por causa da seca nos reservatórios das principais hidrelétricas. Está em vigor a bandeira de escassez hídrica, que impõe uma taxa extra de R$ 14,20 por 100 kWh para compensar os custos com usinas térmicas mais caras e com a importação de energia.

Como o nível dos reservatórios das hidrelétricas continua em queda, o governo lançou medidas para estimular a economia de energia e evitar que haja racionamento obrigatório ou apagão.

O pequeno consumidor, seja família ou empresa, que conseguir economizar entre 10% e 20% na média terá um desconto que virá na fatura após a medição de dezembro.

Programa de descontos na conta de luz

Confira a seguir as principais perguntas e respostas sobre o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. 

1 - O programa já está valendo? 

Sim. O desconto será concedido para quem conseguir economizar energia de setembro a dezembro de 2021. 

2 - Sou obrigado a reduzir o consumo? 

Não. O programa é voluntário. O desconto só virá para quem cumprir as metas de economia.

3 - Preciso me cadastrar para receber o desconto? 

Não. O desconto será concedido automaticamente para quem atingir as metas do programa. 

4 - Quem pode receber o desconto? 

O programa vale para famílias em áreas urbanas e rurais, indústrias, comércios e empresas em geral que recebem eletricidade pelo SIN (Sistema Interligado Nacional). Famílias com o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) também podem receber o desconto. 

Ou seja: vale para todos os que pagam conta de luz para a companhia local de energia, menos os moradores de Roraima, porque o estado não é ligado ao sistema. Algumas unidades do serviço público também não podem participar do programa. 

Empresas que consomem muita eletricidade e compram energia no mercado livre podem aderir a outro programa de redução voluntária, específico para a categoria.

5 - O que preciso fazer para receber o desconto? 

Para ter direito ao desconto, você deve reduzir o consumo médio em pelo menos 10% na comparação aos meses de setembro a dezembro de 2020. 

Por exemplo: Uma família que consumiu em média 100 kWh por mês de setembro a dezembro de 2020 deverá consumir no máximo 90 kWh na média dos últimos quatro meses de 2021.

A conta é a seguinte: 10% de 100 = 10. Então, 100 kWh - 10 kWh = 90 kWh. O desconto fica maior até o limite de economia de 20% (veja detalhes mais abaixo).

6 - Preciso reduzir pelo menos 10% do consumo em cada mês? 

Não. O que vale é a média dos quatro meses. Se você não conseguir economizar pelo menos 10% em setembro, por exemplo, mas compensar isso nos meses seguintes, terá direito ao desconto. 

7 - Como saber se estou economizando o suficiente para ganhar o desconto?

Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), as distribuidoras de energia elétrica deverão informar aos clientes qual é a meta de redução, com base no consumo de setembro a dezembro de 2020. 

 

As companhias também terão de informar as apurações parciais de redução mês a mês, "de forma clara e objetiva". Mas não é possível saber com exatidão, em tempo real, qual a sua economia. Veja no próximo item dicas práticas para economizar na conta.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados