DINHEIRO - Entenda como a educação financeira nas empresas impacta nos resultados Uma empresa pode possuir as melhores e mais amplas políticas de recursos humanos e oferecer os mais variados benefícios, contudo, independentemente disso, existe um ponto que será ainda mais relevante na manutenção da motivação dos colaboradores: o...

20 de abril de 2022
Administradores

Uma empresa pode possuir as melhores e mais amplas políticas de recursos humanos e oferecer os mais variados benefícios, contudo, independentemente disso, existe um ponto que será ainda mais relevante na manutenção da motivação dos colaboradores: o dinheiro.

Não há como fugir da realidade de que um profissional com dificuldades financeiras será um trabalhador que ocasionará problemas para a empresa. Assim, a empresa e, principalmente, a área de recursos humanos possui um papel muito maior do que operacionalizar os departamentos.

Lembrando que políticas salariais e de benefícios têm grande importância na composição do ganho total do colaborador, porém, sem orientações sobre a melhor forma de utilizar esses valores, problemas financeiros podem ser uma realidade.

Com o objetivo de mostrar a importância da educação financeira nas empresas, a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) divulgou uma pesquisa sobre a saúde financeira dos trabalhadores brasileiros.

Segundo o levantamento, apenas 16% dos colaboradores ouvidos são capacitados financeiramente, ou seja, conseguem pagar suas contas com a remuneração mensal e planejam seus gastos com antecedência. Por outro lado, 84% dos entrevistados enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro, sofrem prejuízos ou não entendem de finanças. O resultado, é claro, são dívidas, e proporcionalmente quanto maiores elas forem, menor será o rendimento dos colaboradores.

Dentre os problemas que são gerados pela falta de dinheiro, estão:

Assim, as empresas devem pensar na questão financeira em ações como plano de carreira, política salarial clara, oportunidades de crescimento, além, é claro, de educação financeira.

Pensando nisso, é preciso um programa estruturado, com o intuito de mostrar aos colaboradores como lidar melhor com seus ganhos por meio da mudança de comportamento. O objetivo é motivar as corporações e seus funcionários para que possam ter uma nova relação com o dinheiro e alcançar a sustentabilidade financeira.

Com os aprendizados da educação financeira, tanto os colaboradores quanto a empresa sairão ganhando. Veja os benefícios da implementação da educação financeira nas organizações:

Para a empresa

Para os colaboradores

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados