TECNOLOGIA - PMEs: a importância da presença digital para ampliar vendas da categoria A oferta de produtos e serviços online já era uma realidade antes da pandemia de Covid-19, mas foi acelerada desde março de 2020 e, atualmente, é difícil encontrar alguém que não tenha experimentado alguma ferramenta digital no seu dia a dia, como um...

25 de julho de 2022
Contábeis

A oferta de produtos e serviços online já era uma realidade antes da pandemia de Covid-19, mas foi acelerada desde março de 2020 e, atualmente, é difícil encontrar alguém que não tenha experimentado alguma ferramenta digital no seu dia a dia, como um aplicativo de transporte de refeições, ou participado de uma reunião de trabalho virtualmente. 

A transformação digital já é uma realidade e os donos de pequenos negócios podem e devem fazer parte desse mundo.

Um novo levantamento feito pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) neste ano e que consta na 14ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, apontou que em média 71% das micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI) , utilizam canais digitais como redes sociais, aplicativos ou internet para vender.

Muitos empreendedores ainda acham que as possibilidades do mundo digital são restritas a grandes empresas ou demandam altos investimentos. Ao contrário do que alguns pensam, a presença digital tornou-se fundamental para as empresas de todos os portes e segmentos.

Como entrar no digital

Para aqueles que ainda estão inseguros sobre como aproveitar as oportunidades do ambiente digital, ou consideram que sua empresa é mais tradicional ou conservadora, o Sebrae recomenda uma mudança cultural do negócio, sem a qual nada acontece. 

Para garantir o sucesso dessa jornada é necessário “virar a chave”, ou seja, pensar em inovação e transformação digital dentro do seu empreendimento.

Avalie o que funciona e o que não funciona e pesquise o que pode ser melhorado. Um bom atalho é estudar o que os concorrentes e o mercado em geral estão fazendo. Além disso, permita que outras pessoas dentro do negócio, como seus colaboradores, opinem sobre o tema, criando um ambiente para compartilhamento de insights inovadores.

Um terceiro passo é conhecer muito bem o seu cliente, o que ele faz, pensa, valoriza e como se comunica. Para isso, utilize da sua experiência para reunir essas informações ou escolha um software à disposição no mercado para contato com o cliente.

Nas redes sociais, o uso de enquetes também pode auxiliar nesta tarefa. Lembre-se que a jornada do consumidor está cada vez mais digital, seja pesquisando e realizando a compra.

A partir dessas análises será possível traçar um pequeno roteiro que levará o seu negócio a encontrar as melhores soluções para percorrer o caminho da transformação digital. Confira abaixo os próximos passos:

  1. Defina quais são as inovações necessárias – em tecnologia, marketing, processos etc;
  2. Escolha as melhores ferramentas a serem utilizadas;
  3. Organize um cronograma de implantação adequado a seu fluxo de caixa;
  4. Avalie os resultados das modificações implementadas;
  5. Corrija os erros e comece todo o processo novamente.

Para auxiliar o empresário neste mundo digital, o Sebrae realizará uma série de lives na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28, sobre “Seu negócio no digital”, com acesso 100% on-line e gratuito. As inscrições podem ser feitas por aqui.

Com informações Agência Sebrae

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