ENTENDA - Trocar de contador: como fazer e o que levar em consideração A relação entre o Contador e o Empresário é uma das mais antigas e importantes do mundo dos negócios. Afinal é o contador que cuida da maior parte das obrigações com o fisco e mantém a regularidade da empresa. O contador tende a ser um...

26 de julho de 2022
Jornal Contábil

A relação entre o Contador e o Empresário é uma das mais antigas e importantes do mundo dos negócios. Afinal é o contador que cuida da maior parte das obrigações com o fisco e mantém a regularidade da empresa.

O contador tende a ser um grande parceiro do empresário, até por que muitas vezes é o profissional de gestão mais próximo do empreendedor. Porém, pode chegar um momento que o atual prestador não atenda todas as suas expectativas e você precise trocar o contador.

Na leitura a seguir, vamos explicar o seu direito de mudar de profissional, quando é hora de trocar, como fazer e como escolher um novo para gerir seus negócios. Acompanhe!

Quais as funções de um contador?

Além das obrigações legais, um profissional de contabilidade é fundamental para auxiliar em diversas atividades cotidianas da empresa, como:

Quando é hora de mudar de contador? 

O papel do contador é essencial dentro de um negócio. Por isso, quando o serviço de contabilidade não está atendendo ao que foi solicitado, alguns problemas podem ocorrer, como, por exemplo:

Assim, todas essas atividades que não foram bem executadas podem trazer problemas legais para o seu negócio. Então essa é a hora de mudar.

Como deve ser feito o processo de troca de contador?

Todos os empreendedores no momento que contratam um escritório de contabilidade, assinam um contrato de prestação de serviço com direitos e deveres entre as partes.

No momento da contratação de uma nova empresa contábil, é preciso observar o prazo para rescisão do contrato, que normalmente é de 30 dias após o aviso de ambas as partes.

Após avisar o contador atual sobre a mudança, é preciso comunicar o novo profissional contábil que dará sequência na responsabilidade técnica da sua empresa.

A partir desse momento, o processo de transferência fica por conta do escritório de contabilidade que vai te atender. Todos os trâmites de transferência e documentação necessária, será solicitada o antigo contador dando um prazo para a prestação de conta.

Em resumo, o seu papel é apenas comunicar ao contador atual que mudará para uma nova empresa de contabilidade e cumprirá o prazo de rescisão. Comunicar também, que vai nomear esse novo contador para que faça toda a intermediação da transferência e finalização do contrato que você tem com o antigo contador.

Como escolher um novo contador?

Uma coisa importante que precisa ser observada na empresa contábil ou no profissional que vai contratar, é o conhecimento especializado que tem em seu segmento.

Ter um contador que conhece do seu negócio é muito importante para que o cliente possa usufruir de todo o suporte necessário na parte administrativa, financeira e empresarial. 

Um erro que precisa ser evitado, é contratar um profissional apenas pelo preço da prestação de serviço, afinal este profissional tem um papel fundamental na organização empresarial de qualquer empresa. Portanto, o barato pode sair muito caro. Em suma, atente para essas características:

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados