DIA A DIA - 6 dicas para manter o foco e fugir das distrações A ascensão de novas tecnologias digitais e o surgimento das redes sociais nos mergulharam em uma era de dados. Neste contexto, parece normal que se consuma o máximo de informação possível. No entanto, segundo Nate Nead, diretor da InvestNet, um portal de...

28 de julho de 2022
Revista PE&GN

A ascensão de novas tecnologias digitais e o surgimento das redes sociais nos mergulharam em uma era de dados. Neste contexto, parece normal que se consuma o máximo de informação possível. No entanto, segundo Nate Nead, diretor da InvestNet, um portal de investimento norte-americano, empreendedores bem-sucedidos bloqueiam distrações e se concentram apenas em atividades que os movem em direção ao sucesso.

Em seu artigo para a Entrepreneur, Nead afirma que existem dois tipos de distrações que ameaçam minar seu sucesso: as matadoras de produtividade e a "síndrome do objeto brilhante". No primeiro caso, estão inclusas todas as distrações que afetam sua produtividade diariamente, como notificações, problemas em casa e barulhos. Já na segunda categoria estão as informações e ofertas que você vê quando abre diariamente seu e-mail.

“Se você não for cuidadoso, poderá gastar facilmente todo o seu tempo perseguindo o próximo ‘objeto brilhante’. E adivinhe o que acontece quando você persegue objetos brilhantes? Você nunca coloca nada em ação”, alerta o executivo.

1. Programe seu calendário

Segundo Nead, a melhor maneira de proteger o seu tempo é guardando espaços na sua agenda para realizar tarefas específicas. “Você vai querer até mesmo bloquear segmentos para tempo de inatividade, tempo para a família, exercícios, entre outras coisas” afirma o executivo.

2. Silencie suas notificações

Toda vez que um dispositivo toca ou emite um alerta, ele consome sua atenção e impede que você faça o trabalho que deveria. Além disso, você leva vários minutos para se reorientar depois de se distrair.

Para solucionar esse problema, Nead aconselha que você silencie suas notificações e apenas as verifique em intervalos específicos do dia. “Se você puder, faça uma verificação de notificação pela manhã e outra à tarde. No entanto, isso nem sempre é prático ao administrar um negócio. Alguns empresários optam por verificações curtas de 10 minutos no final de cada hora."

3. Limpe a caixa de entrada do seu e-mail

Para Nead, o e-mail é uma fonte significativa de distração. É também, diz ele, um dos maiores "para-raios" para a síndrome do objeto brilhante. Nesse caso, o recomendável é cancelar sua inscrição de todas as listas de mensagens promocionais e de qualquer remetente de marketing e vendas que as envie.

Caso você não queira cancelar as inscrições, faça uma conta de e-mail dedicada apenas para essas mensagens e verifique-o uma ou duas vezes por semana.

4. Faça uma coisa de cada vez

De acordo com Nead, assumir o compromisso de fazer apenas uma tarefa de cada vez fará você manter o foco nas atividades que realmente são importantes. “Faça uma promessa a si mesmo de que você vai parar de ser multitarefa”, explica Nead.

5. Dê a si mesmo algumas pausas

Não se esqueça de tirar algum tempo de folga. Segundo Nead, produtividade nem sempre é estar atarefado 100% do dia. Às vezes você precisa tirar um tempo do trabalho para recarregar seu cérebro e processar novas ideias e informações criativas.

“Eu recomendo fazer pausas regulares ao longo do dia, inclusive para atividades físicas, bem como pausas prolongadas na semana. Então, a cada dois ou três meses, tire um fim de semana prolongado. E pelo menos uma vez por ano, você deve tirar uma semana de férias do trabalho”, escreve Nead.

6. Concentre-se em atividades geradoras de receita

Para os negócios, as distrações geralmente vêm na forma de processos e procedimentos que podem afetar indiretamente a sua receita. A sugestão de Nead é não ficar atolado em tarefas que tenham pouca influência direta na receita, especialmente se você for uma startup procurando capital para crescimento.

Ao concentrar seu tempo, sua energia e as finanças apenas nas coisas que importam, segundo ele, você pode obter mais resultados de qualidade e garantir a longevidade do seu negócio.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados