APROVADO - Concessão do auxílio doença sem perícia é aprovada na Câmara Dentre os maiores problemas atuais do Governo Federal, está a enorme fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No contingente de segurados à espera por atendimento, muitos aguardam o agendamento da Perícia Médica Federal que, em média, tem levado 60 dias...

05 de agosto de 2022
Jornal Contábil

Dentre os maiores problemas atuais do Governo Federal, está a enorme fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No contingente de segurados à espera por atendimento, muitos aguardam o agendamento da Perícia Médica Federal que, em média, tem levado 60 dias para ocorrer. Como resultado, há 738 mil pedidos pendentes, relacionados ao exame. 

Diante deste cenário, e visando reduzir a gravidade do problema, o governo editou uma portaria ao final do último mês que viabilizou a concessão do benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), sem a necessidade do parecer conclusivo do exame pericial. Sendo assim, o provento poderá ser liberado apenas com a análise documental. 

Contudo, não são todos os requerimentos que estarão enquadrados nas normas da nova medida. Em suma, a perícia médica presencial somente será dispensada, nos casos de segurados que estão há mais de 30 dias aguardando pela realização do exame. 

Dito isso, veja como funciona o auxílio doença sem perícia, bem como os tramitês da proposta no Congresso Nacional. 

Aprovação da Câmara e trâmite da proposta

Na última terça-feira (02), a Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória (MP) que regulamenta a dispensa da perícia médica, em casos de requerimentos de auxílio-doença, quando a espera é superior a 30 dias. Em razão disso, agora, o texto segue para apreciação do Senado Federal. 

Como trata de uma medida provisória, a nova regra já está valendo, entretanto, propostas desta natureza não são estabelecidas de maneira definitiva. Para que o pacote de alterações do texto se torne uma legislação permanente, é necessário ser aprovado no Congresso até o dia 30 de agosto.  

Como pedir o auxílio-doença sem perícia

Com a dispensa do exame pericial presencial, segurados que aguardam a mais de 30 dias, já podem cadastrar a documentação médica para análise do instituto. A solicitação é realizada diretamente pela plataforma “Meu INSS”, disponível através do site ou aplicativo de mesmo nome. Confira um guia de como solicitar: 

  1. Acesse o site ou aplicativo meu INSS; 
  2. Na tela inicial, vá em  “Agendar Perícia”; 
  3. Clique em “Perícia Inicial”; 
  4. Informe o motivo do requerimento (caso seja acidente de trabalho a perícia presencial será obrigatória); 
  5. Preencha as informações solicitadas e responda a bateria de perguntas do sistema; 
  6. Anexe os documentos pessoais e médicos exigidos (RG, laudos médicos, atestados, exames, etc.); 
  7. Feito isso, basta seguir as orientações da plataforma. 

Caso o benefício não seja concedido, devido ao não enquadramento nos critérios exigidos, deverá ser feito o agendamento para a perícia médica presencial.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados