ARTIGO DE TECNOLOGIA - A multa da DCTFweb preocupa pouco! Recentemente, a Receita Federal do Brasil (RFB) publicou um comunicado informando a sistemática de multas automáticas aos contribuintes pela entrega em atraso da DCTFweb.  Não muito tempo após, publicou um novo comunicado eximindo a multa para entregas no dia...

10 de agosto de 2022
Contábeis

Recentemente, a Receita Federal do Brasil (RFB) publicou um comunicado informando a sistemática de multas automáticas aos contribuintes pela entrega em atraso da DCTFweb. 

Não muito tempo após, publicou um novo comunicado eximindo a multa para entregas no dia 1º de julho. Foi para ajudar o contribuinte já muito massacrado. A intenção, nas entrelinhas, seria de permitir ao contribuinte em atraso a regularização sem multa. Portanto, foi bem-vinda.

Ocorre que a maior multa a qual os contribuintes estarão sujeitos, daqui para frente, e sem estiveram, é a multa do não cumprimento das obrigações acessórias do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) . Veja que não estou minimizando a multa da DCTFweb, estou colocando mais foco na multa mais expressiva na maioria dos casos. 

A multa da DCTFweb, quase que na totalidade dos casos, será pelo inadequado cumprimento da obrigação da EFD-REINF e/ou do eSocial e/ou SERO. São as obrigações, até hoje, que geram valores a serem apresentados, aceitos, confessados e recolhidos aos cofres públicos.

Note que a multa do não cumprimento adequado das obrigações do SPED, são da ordem de meio porcentual da Receita Bruta Auferida no período, podendo ser reduzida à metade se o contribuinte utilizar o SPED, conforme art.4 da Lei 13.670/18:

Art. 4º A Lei nº 8.218, de 29 de agosto de 1991 , passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 12. .......................................................................

I - multa equivalente a 0,5% (meio por cento) do valor da receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração aos que não atenderem aos requisitos para a apresentação dos registros e respectivos arquivos;

II - multa equivalente a 5% (cinco por cento) sobre o valor da operação correspondente, limitada a 1% (um por cento) do valor da receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, aos que omitirem ou prestarem incorretamente as informações referentes aos registros e respectivos arquivos; e

III - multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

Parágrafo único. Para as pessoas jurídicas que utilizarem o Sistema Público de Escrituração Digital, as multas de que tratam o caput deste artigo serão reduzidas:

I - à metade, quando a obrigação for cumprida após o prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofício; e

II - a 75% (setenta e cinco por cento), se a obrigação for cumprida no prazo fixado em intimação.” (NR)

Então, se uma entidade deixar de prestar a EFD-REINF e tiver auferido receitas de R$ 50 mil poderá ser autuada em R$ 2.500. Por exemplo: um condomínio residencial, que contrata serviços de terceiros, limpeza, vigilância, entre outros, e possui uma arrecadação de seus condôminos desta monta, e não conseguir entregar as obrigações acessórias, estaria sujeito a multas mais expressivas do que a multa da DCTFweb. 

Será que as administradoras de condomínios, clubes, associações, demais entidades isentas e imunes prestaram a devida atenção ao fato gerador da multa e à sua incidência? 

Algumas vezes, em sala de aula, percebo que há uma ligeira confusão entre auferir receitas e tributá-las. O oferecimento à tributação é uma situação que independe da efetiva tributação. 

No caso das retenções e tributações EFD-REINF, SERO e eSocial que são de terceiros, e não da própria entidade, esta confusão é ainda mais complexa.

Agora, é sua vez. Indique às pessoas da sua relação que fazem administração de condomínios ou de entidades imunes e isentas. Seu alerta poderá ser bastante útil. 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados