Fusões e aquisições em empresas de pequeno porte Ao adentrar no universo das fusões e aquisições, é importante lembrar que, embora essas transações ofereçam oportunidades de mercado, elas também exigem um planejamento cuidadoso, diligência e expertise para alcançar resultados...

14 de março de 2024
Contábeis

Ao adentrar no universo das fusões e aquisições, é importante lembrar que, embora essas transações ofereçam oportunidades de mercado, elas também exigem um planejamento cuidadoso, diligência e expertise para alcançar resultados positivos e duradouros.

No entanto, por trás da promessa de oportunidades e benefícios, há uma complexidade considerável. As transações de fusões e aquisições envolvem uma série de desafios, desde a avaliação de valor até a integração pós-transação. Além disso, questões legais, regulatórias, financeiras e culturais podem surgir, tornando essas operações verdadeiros quebra-cabeças corporativos.

Aspectos como sinergia entre os envolvidos na operação e análise dos riscos e oportunidades são questões que precisam ser levadas em consideração e, na maioria das vezes, o sigilo é o segredo das operações bem-sucedidas. Por essa ocasião, muitas vezes, estas operações são intermediadas por profissionais especialistas de mercado e viabilizadas por apresentações técnicas e albergadas por contratos de sigilo em relação às informações fornecidas.

 

Os movimentos preliminares como a busca por compradores/vendedores que façam parte do mercado ou que tenham possibilidade de interagir com ele e a apresentação do negócio, além da abordagem adequada e a valoração bem fundamentada são pilares que definem os pontos principais e critérios que serão orientadores em todo o processo.

Visando levantar informações e analisar os riscos, é necessária a realização de uma due diligence legal abrangente para identificar possíveis passivos legais, como litígios pendentes, contratos problemáticos, questões de propriedade intelectual e conformidade regulatória. 

O próximo passo visa a determinação da estrutura mais adequada para a transação, seja uma aquisição de ativos ou ações, fusão, ou outra forma de combinação empresarial. Negociação e elaboração dos documentos legais são necessários, como contrato de compra e venda, acordo de fusão, acordos de acionistas, e quaisquer outros contratos relevantes. Além dos números concretos, incorporam ao valor da empresa também os ativos intangíveis. Isso acontece pois o patrimônio da empresa pode ir bem além do que aqueles representados pelos ativos palpáveis, bens materiais. Pontos que não têm a ver com a infraestrutura e tudo que é visível aos olhos podem significar um grande valor. Alguns exemplos destes bens são: capital intelectual, marca registrada, credibilidade diante do mercado, gestão organizacional e clientela.

 

A fase contratual envolve, ainda, a revisão e negociação de contratos-chave pré-existentes, como contratos de fornecimento, distribuição, arrendamento, emprego e não concorrência. É importante garantir que os contratos sejam transferíveis ou que novos contratos sejam estabelecidos após a conclusão da transação, além da identificação e cumprimento de requisitos regulatórios, licenças e autorizações necessárias para a transação, transferência ou renovação de licenças comerciais, licenças de propriedade intelectual e outras autorizações relevantes. No que compete à propriedade intelectual, é relevante ainda a elaboração de acordos de transferência ou licenciamento de propriedade intelectual, conforme necessário.

Como medida de conformidade, a importância da garantia de compliance com leis trabalhistas, fiscais, ambientais e outras regulamentações relevantes e especificamente a análise de questões trabalhistas, incluindo acordos de emprego, benefícios dos funcionários, obrigações de notificação de mudança de controle e possíveis consequências para os funcionários completam a lista de necessidades em uma transação de fusão ou aquisição. A negociação de termos de retenção de funcionários-chave e pacotes de benefícios podem significar o caminho ou não de uma transação de sucesso.

Uma transação de M&A para pequenos negócios envolve uma série de aspectos jurídicos e negociais complexos que requerem planejamento cuidadoso e expertise legal. Ao trabalhar com profissionais jurídicos especializados, os proprietários de pequenas empresas podem garantir uma transição suave e bem-sucedida.

* Artigo por Strauss Nasar, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (IFCE/PROFNIT), especialista em Direito e Novas Tecnologias e Legal Growth Hacker (UNIFOR) e sócio do escritório Fortes Nasar Advogados.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados