CFC recomenda que contribuintes não deixem o IRPF 2024 para a última hora; veja vantagens de entregar antecipado Começa na próxima sexta-feira (15) o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2024. Neste ano, a Receita Federal espera receber cerca de 43 milhões de declarações até o dia 31 de...

14 de março de 2024
Contábeis

Começa na próxima sexta-feira (15) o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2024. Neste ano, a Receita Federal espera receber cerca de 43 milhões de declarações até o dia 31 de maio. 

Embora os contribuintes tenham cerca de dois meses e meio para enviar o IRPF, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) reforça a importância do preenchimento não ser deixado para última hora, lembrando que a multa por não entrega no prazo é de R$ 165,74.

Além da multa, quem perder o prazo ficará por último na fila de processamento da declaração, ocasionando a demora para restituição (caso haja valores a receber).

 

Quem for deixando o envio do IRPF para a reta final corre risco também de não conseguir reunir todos os documentos necessários para o preenchimento, o que pode fazer com que o contribuinte perca o prazo e tenha que lidar com as consequências acima.

Outra vantagem da entrega antecipada é a chance de corrigir erros dentro do período útil e mudar o modelo de tributação do envio (simplificada ou completa).

Também vale reforçar que é um período de sobrecarga para a classe contábil, por isso os contribuintes não devem deixar para última hora para recorrer ao seu contador de confiança caso precisem de auxílio no preenchimento, já que normalmente os contadores já tem dezenas (ou mais) de IRPF para entregar no prazo. Assim, não seja a pessoa que envia seus documentos de última hora para o seu contador.

 

“A recomendação é buscar apoio de um profissional contábil, devidamente registrado no Conselho Regional da categoria, que está preparado para esse serviço. Para receber a restituição, se houver, e não se preocupar, é importante adiantar a entrega do documento e não deixar para os últimos dias”, explica o conselheiro e coordenador da Comissão Nacional do Imposto de Renda 2024 do CFC, Adriano Marrocos. 

Com informações CFC

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados