Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei de tarifas diferenciadas de água e esgoto para microempresas A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou uma iniciativa legislativa que oferece tarifas de água e esgoto específicas para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. Esta...

15 de março de 2024
Contábeis

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou uma iniciativa legislativa que oferece tarifas de água e esgoto específicas para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. Esta medida visa impulsionar o crescimento e a estabilidade econômica desse setor empresarial.

O texto aprovado representa o substitutivo elaborado pelo relator, o deputado Jorge Goetten (PL-SC), ao Projeto de Lei 5195/23. O próximo passo é a análise nas comissões de Finanças e Tributação, além da de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Inicialmente proposto pelo deputado Alexandre Guimarães (Republicanos-TO), o projeto buscava compelir as concessionárias a aplicarem às pequenas empresas as mesmas taxas vigentes para pessoas físicas, as quais tendem a ser inferiores. Contudo, o relator optou por delegar essa decisão ao município responsável pela concessão dos serviços.

 

Goetten defende que a aprovação dessa regulamentação proporciona maior segurança jurídica e flexibilidade para os municípios, evitando uma abordagem uniforme que poderia restringir o desenvolvimento local. Segundo ele, os órgãos reguladores municipais terão a liberdade de ajustar as tarifas conforme considerarem necessário, o que se traduz em um recurso adicional para fomentar a economia regional.

Essa iniciativa é crucial para fortalecer a infraestrutura empresarial e promover um ambiente de negócios mais favorável para empreendedores de pequeno porte, contribuindo assim para o crescimento econômico sustentável a nível local e nacional.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados