Como declarar o saque do FGTS no Imposto de Renda 2024 O contribuinte que realizou o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em 2023 deve estar atento às obrigações fiscais relacionadas à declaração do Imposto de Renda. Embora o saque do FGTS seja isento de imposto,...

25 de março de 2024
Contábeis

O contribuinte que realizou o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em 2023 deve estar atento às obrigações fiscais relacionadas à declaração do Imposto de Renda. Embora o saque do FGTS seja isento de imposto, é crucial declarar o valor para justificar qualquer variação patrimonial.

Quais saques do FGTS devem ser declarados?

É importante estar ciente da variação patrimonial ao declarar o FGTS, especialmente se o saque foi utilizado para quitar financiamentos imobiliários ou amortizar débitos pendentes. A Receita Federal pode solicitar explicações sobre esse valor em um prazo de até cinco anos.

Como declarar o saque do FGTS no Imposto de Renda?

  1. Acesse a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” no programa de preenchimento da declaração do IR 2024;
  2. Selecione o “Tipo do Rendimento” usando o código 04, que inclui FGTS;
  3. Escolha o beneficiário, seja o titular ou dependente, e informe o CNPJ e nome da fonte pagadora (Caixa Econômica Federal: CNPJ 00.360.305/0001-04);
  4. Insira o valor total do saque em 2023 e conclua o preenchimento da ficha.

Como consultar o extrato do FGTS?

 

A Caixa Econômica Federal disponibiliza o extrato do FGTS em seu site. É necessário cadastrar uma senha e informar dados pessoais, como o número do NIS e título de eleitor. Além disso, o aplicativo do FGTS, disponível para download gratuito, oferece essa consulta, exigindo o número do Programa de Integração Social (PIS) , Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ou Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e senha cadastrada.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados