Abertura de escritório de advocacia exige cuidados contábeis específicos Embora muitos advogados foquem na atuação e esqueçam que estão criando uma empresa, a etapa de abertura do negócio é fundamental para que o escritório de advocacia tenha bons alicerces desde o início. O atual cenário competitivo,...

26 de março de 2024
Jota

Embora muitos advogados foquem na atuação e esqueçam que estão criando uma empresa, a etapa de abertura do negócio é fundamental para que o escritório de advocacia tenha bons alicerces desde o início.

O atual cenário competitivo, comprovado por números da OAB, deixa claro que quanto mais o advogado entender do negócio antes de começar, melhores são as chances de sucesso. É recomendável que o empreendedor elabore um plano de negócio em conjunto com um contador especializado e busque conhecimento não só para atuar nas matérias de Direito, mas também para gerir o escritório e competir no mercado.

Certificado digital, registro, regime tributário e constituição societária são alguns dos primeiros a passos para que um profissional do Direito abra seu empreendimento da forma correta.

Antes de tudo, o advogado precisa ter um registro ativo e regular na OAB, sem pendências na Receita Federal, decidir se atuará sozinho ou em sociedade e seguir as regras da Ordem. A questão societária deve obedecer a lei de sociedade de advogados, que é muito específica e exige atenção especial.

Os trâmites contábeis também exigem cuidados.

É importante obter um certificado digital para representante legal (e-CPF), reconhecer a personalidade jurídica e registrar a empresa nos órgãos competentes (OAB, Receita Federal, Prefeitura Municipal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal). Em seguida, escolher o regime tributário.

Assim como em todos os processos de abertura, um contador é imprescindível para auxiliar a fazer a escolha certa, dar mais tranquilidade na relação com o Fisco e fazer um planejamento de forma estratégica tomando as melhores decisões.

A sociedade pode optar por qualquer um dos regimes tributários existentes: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Tudo depende da estratégia do negócio, de como os advogados, que também são empresários, planejam o desempenho do escritório.

Vale lembrar que o ISS tem tratamento diferenciado em Sociedades Uniprofissionais. O Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza é cobrado de acordo com o número de profissionais e não é baseado no valor do serviço prestado, como exige a regra geral.

Ou seja, como a maioria dos escritórios de advocacia se estrutura como Sociedades de Profissionais, é preciso ficar atento para apurar o ISS a cada trimestre.

Os empresários também vão precisar abrir uma conta bancária para o CNPJ que for constituído e aportar o valor do capital social. É importante que os sócios separem totalmente seus gastos de pessoa física da pessoa jurídica para evitar erros na hora de prestar contas para a Receita.

Organizar e controlar a movimentação financeira da empresa desde o primeiro momento é essencial para manter os controles internos em dia. Arquivar documentos importantes, mesmo que digitalmente, e utilizar um sistema de gestão podem ser estratégias interessantes para não ter dor de cabeça depois.

Um contador terceirizado ativo e regular no Conselho Regional de Contabilidade garante que a empresa comece os trabalhos regularizada e não tenha problemas com o Fisco, além de ficar atento às especificidades do segmento e poder prestar consultorias regulares que apontem o andamento do negócio no aspecto financeiro, fiscal e tributário. Daí a relevância de escolher um escritório que consiga atender o negócio de forma personalizada e que seja um verdadeiro parceiro do empreendimento.

 

MARCIA RUIZ ALCAZAR – Sócia-diretora comercial da Seteco Consultoria Contábil. Atua no segmento há 30 anos e preside o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP)

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados