Contribuinte que comprar bitcoin e não declarar no IR pode estar sujeito a multa; saiba se regularizar No Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) , todo contribuinte que comprar e não declarar bitcoin, pode estar sujeito a multas, além de cair na malha fina e ter problemas com o CPF. Apesar disso, a boa notícia é que é possível corrigir a...

26 de março de 2024
Contabeis

No Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) , todo contribuinte que comprar e não declarar bitcoin, pode estar sujeito a multas, além de cair na malha fina e ter problemas com o CPF.

Apesar disso, a boa notícia é que é possível corrigir a situação, reduzindo as penalidades e, em alguns casos, até eliminar o valor a ser pago.

Mesmo que isso possa acontecer, ainda é válido destacar que as multas e o processo de regularização vão depender do tipo de regra que o cidadão deixou de cumprir.

Pela regra geral, há três obrigações relacionadas ao investimento em moedas digitais, são elas:

Para as multas, no caso do envio da Instrução Normativa (IN) 1888, passado o prazo, a multa é de R$ 100 por mês ou fração de atraso.

Por outro lado, quando é fornecido informações incompletas, a multa equivale a 1,5% do valor da operação referente à informação omitida ou incorreta. Enquanto isso, para a declaração anual do IR, a multa parte de R$ 165,74 e pode atingir até 20% do montante do imposto devido.

Além disso, com relação ao imposto sobre ganho de capital até ano passado, o pagamento deveria ter sido feito mensalmente e o atraso no pagamento pode resultar em multas e juros.

Regularização

Para quem deseja regularizar a situação com o Fisco, existe a opção de elaborar as declarações obrigatórias e entregá-las após o prazo estipulado.

Nesses casos, o contribuinte deve acessar o programa disponível no site da Receita Federal e preencher o documento com todas as informações fornecidas pelo programa.

Vale lembrar que a Receita costuma criar programas de incentivo para regularização sem o pagamento das multas relativas aos impostos que não foram pagos.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados