ENTENDA - Rescisão por acordo comum: você sabe o que é? Hoje, nosso assunto é “Rescisão por Comum Acordo”. Você sabe o que é? A Rescisão por Comum Acordo, surgiu em 2017 na reforma trabalhista e está prevista no artigo 484-A da CLT. A rescisão por acordo é aquela firmada em comum acordo...

16 de agosto de 2022
Tribuna PR

Hoje, nosso assunto é “Rescisão por Comum Acordo”. Você sabe o que é? A Rescisão por Comum Acordo, surgiu em 2017 na reforma trabalhista e está prevista no artigo 484-A da CLT. A rescisão por acordo é aquela firmada em comum acordo entre empresa e empregado. Ou seja, onde ambos manifestam a vontade de encerrar o vínculo empregatício.

Bem sabemos que antes da reforma trabalhista, muitas empresas e empregados realizavam uma rescisão por acordo, no qual o trabalhador era demitido sem justa causa, e depois o trabalhador devolvia o valor da multa de 40% do FGTS, por fora. Caracterizando uma rescisão fraudulenta. 

Com o intuito de acabar com essa fraude e proporcionar mais uma forma de encerramento de vínculo empregatício, é que o legislador propôs a rescisão por comum acordo.

E quais são as verbas rescisórias na Rescisão por Acordo Comum?

Outra diferença muito importante é na multa do FGTS

Na rescisão sem justa causa, a mais comum das modalidades de rescisão, o valor da multa é de 40%. 

Já no caso da rescisão por acordo, a multa é de 20% e o trabalhador poderá sacar até 80% do saldo que tiver disponível na sua conta do FGTS.

E o seguro-desemprego? 

Nesta modalidade de rescisão, o trabalhador não poderá solicitar o seguro desemprego, como previsto no inciso 2 do artigo 484-A da CLT. 

Portanto essa modalidade de rescisão é uma oportunidade para aquele trabalhador que já se encontra desmotivado ou busca uma transição de carreira. Por outro lado, para a empresa também se torna mais vantajosa visto que que ela tem um custo menor que a rescisão sem justa causa.

Me siga no Instagram @carol.dorh para saber um pouco mais desta e de outras modalidades de rescisão!

“Liderança não é um cargo e sim um comportamento!”

Lisiane Ramos.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Iguatemi Business Sorocaba - Sala 819 - Av. Gisele Constantino nº 1850 Sorocaba - SP

(15) 3019-8141

(15) 98136-2866

contabilidade@spincontabilidade.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2024 | Todos os direitos reservados